Benefícios da Drenagem Linfática

A Drenagem Linfática é um método de massagem desenvolvido pelo renomado cientista Dr. Emil Vodder, que tem o objetivo de estimular as funções do sistema linfático. Ela favorece a circulação sanguinea e linfática, produz relaxamento das fibras musculares, alivia a tensão e o estresse produzindo muitos benefícios ao organismo.
A técnica se caracteriza por movimentos lentos, precisos, intermitentes e relaxantes, que seguem o trajeto do sistema linfático levando a linfa até os glânglios linfáticos, possibilitando assim a eliminaçáo de toxinas e líquidos que se acumulam entre os tecidos.
Alguns dos inúmeros benefícios da Drenagem Linfática são:
– Redução de inchaço e retenção de líquidos
– Melhora o aspecto da celulite
– Perda de medidas
– Elimina as toxinas
– Hidrata e nutre as células
– Melhora a sensibilidade e facilita a recuperação no caso de cirurgias plásticas, evitando a fibrose e amenizando o edema pós cirúrgico.
Qual o número mínimo indicado de sessões para que os resultados apareçam?
Para se alcançar o efeito desejado recomenda-se inicialmente 2 sessões por semana, até o total de 10 sessões. Após esse período, a paciente deve ser reavaliada e feitas alterações necessárias.
Contra indicações:
A Drenagem Linfática é contra indicada para pacientes com histórico de tumores (câncer), e para pacientes na vigência de infecções e afecções cutâneas, como doenças de pele, dermatoses, etc.
Em caso de existência de doenças ou outras situações em que se tenha dúvidas sobre a possibilidade da realização ou não, recomenda-se avaliação médica prévia.
Dica:
Normalmente, a técnica de drenagem é realizada com cremes sem nenhum princípio ativo, apenas para deslizar a mão do terapeuta. Mas podemos contar com um forte aliado durante o tratamento: os cremes termogênicos de boa qualidade e marcas profissionais que melhoram o contorno corporal, acelerando a queima de gordura localizada e diminuindo a celulite. Alguns também promovem a firmeza da pele.
Texto: Esteticista Laura Maria