NOVIDADES

Você sabe ler os rótulos das embalagens?


Você sabe ler os rótulos das embalagens? | Blog Vida Saudável

Você sabe ler os rótulos das embalagens?

Não é à toa que os rótulos estão nas embalagens dos produtos, contudo uma pesquisa realizada pelo IDEC – Instituto de Defesa do Consumidor revelou que boa parte das pessoas que lêem os rótulos dos alimentos têm dificuldades em entender as informações nutricionais.

Os rótulos das embalagens não têm apenas a finalidade de fazer o consumidor se interessar pelo produto. Na verdade, sua principal função é informar ao consumidor sobre as características e propriedades nutricionais do produto. Por ser uma forma de comunicação entre a empresa e o consumidor, o rótulo deve ser claro e objetivo, facilitando o correto entendimento das informações pelo mesmo.

Cada vez mais as pessoas estão adquirindo o hábito de ler os rótulos dos alimentos, no entanto, nem todo mundo entende as informações que estão expressas nele. Daí a importância das informações serem colocadas de forma simples e clara. Então fica a dica: Algumas embalagens utilizam a frente para induzir ao erro, mas na tabela de ingredientes deixa a verdade escapar. Um exemplo recente é o caso dos sucos da Del Valle, em que mudanças foram feitas na composição do produto e o suco concentrado de maçã passou a aparecer na lista de ingredientes, mas a comunicação e descrição do mesmo são predominantemente do sabor laranja, sem destaque para a presença da maçã.

Você sabe ler os rótulos das embalagens? | Blog Vida Saudável
Suco Del Valle de Laranja - Embalagem e comunicação predominantemente do sabor laranja, sem destaque para a presença do suco de maçã.

Os produtos ditos integrais são mais um excelente exemplo da importância de saber ler e entender os rótulos dos alimentos, visto que muitas vezes estes apresentam mais farinha branca do que qualquer outra coisa. Um bom pão integral, em primeiro lugar deve ser rico em fibras – É o que diferencia a farinha integral da farinha branca, certo? Na farinha branca os grãos de trigo são moídos e ficam bem finos, enquanto na farinha integral os grãos e, consequentemente suas fibras, são mais preservados. Quanto mais refinada e industrializada a farinha de trigo, menos fibras ela tem.

Os ingredientes no rótulo do alimento aparecem na ordem decrescente de quantidade, e portanto, se você procura um item produto integral, o primeiro ingrediente deve ser a farinha integral (trigo, centeio ou outra). Acontece que a (grande) maioria porém, apresenta a farinha enriquecida com ácido fólico em primeiro lugar na lista de ingredientes, e só depois a farinha de trigo integral, como o Pão Integral Grão Sabor da marca Wickbold. Isso quer dizer que a maior parte do pão é constituída de farinha refinada.

Você sabe ler os rótulos das embalagens? | Blog Vida Saudável
Pão Integral Grão Sabor da marca Wickbold - Exemplo de rótulo com a descrição dos ingredientes em ordem decrescente de quantidade. 

Confira algumas informações que devem estar presentes nos rótulos das embalagens:

- Denominação do Produto: descreve a característica de categoria em que o produto está inserido;
- Lista de ingredientes: sempre colocada em ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente é o que está em maior quantidade na formulação do produto e o último é o que está em menor quantidade;
- Origem: informações sobre o fabricante do produto e onde esse produto foi fabricado;
Prazo de validade;
- Conteúdo líquido: quantidade de produto dentro da embalagem;
- Lote: forma de controle da produção, caso haja algum problema com o produto.

Para aqueles que tem algum tipo de alergia alimentar, fiquem ainda mais atentos quanto ao rótulo! Temos que cobrar da indústria alimentícia responsabilidade ao colocar no rótulo tudo o que contém na composição dos produtos para que então possamos confiar naquilo que lemos!

Fonte: IDEC – Instituto de Defesa do Consumidor